A palavra “qualidade de vida” tem vários significados diferentes para pessoas diferentes. Uma forma de medir a qualidade de vida é por meio do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que leva em consideração fatores como educação, renda e saúde. Países com maior IDH são considerados com melhor qualidade de vida do que aqueles com menor IDH.
A qualidade de vida em um país é o padrão de vida que um residente desse país pode desfrutar. Por exemplo, ter um emprego com renda suficiente para pagar comida, abrigo e outras necessidades básicas, bons cuidados de saúde e educação para si mesmo e sua família.
Quem não quer ter boas condições de vida?
Neste artigo iremos apresentar 5 países com melhores condições de vida, que talvez seja ideal para se mudar para um deles e teres uma nova vida.
1. Finlândia
Todo mundo diz que as nações escandinavas têm o mais alto padrão de vida, e agora a Finlândia tornou isso oficial.
A Finlândia é um dos melhores países do mundo em qualidade de vida. O país não possui militares e oferece educação gratuita aos seus cidadãos.
A pontuação é alta em quase todos os índices do relatório, desde necessidades básicas, fundamentos de bem-estar e liberdades pessoais. Se você se mudar para lá, certifique-se de trazer um casaco quente – as temperaturas podem chegar a menos 50 graus centígrados no inverno!
A Finlândia não é só um dos países com melhores qualidade de vida, mas também um país onde se pode obter um salário muito bom.
A Finlândia tem uma das mais altas qualidades de vida, sem militar e sem educação gratuita. Além disso, as pessoas estão muito felizes com seus empregos.
2. Dinamarca
Em 2021, a Dinamarca ocupava o terceiro lugar no mundo para o ‘Índice Global da Paz. Há muito tempo é considerado um dos países mais seguros e felizes para se viver, graças ao seu forte senso de comunidade, igualdade, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e apoio ao bem-estar de todos os cidadãos.
A Dinamarca carrega todas as marcas de uma nação altamente progressista e bem-sucedida, e isso se reflete em sua classificação global de topo. Suas únicas desvantagens reais incluem aprender dinamarquês, embora o inglês seja a segunda língua, impostos mais altos, despesas mais altas e o clima predominantemente cinzento na maior parte do ano.
Além disso, existe um forte senso de responsabilidade comum e bem-estar social. Como um estado de bem-estar social, os cidadãos da Dinamarca podem desfrutar de serviços e benefícios que sustentam um estilo de vida confortável. Seus impostos mais altos pagam assistência médica, educação gratuita e auxiliares de assistência domiciliar para os idosos.
E As taxas de criminalidade são extremamente baixas na Dinamarca, de acordo com as estatísticas do Numbeo. A corrupção nos negócios e na política é extremamente baixa, visto que a honestidade e a confiança são uma alta prioridade do país. A capital Copenhague também é considerada a cidade mais segura do país. Segurança é um dos aspetos muito importante quando se quer decidir onde viver.
A Dinamarca possui uma economia mista de serviços governamentais juntamente com uma grande dependência do comércio exterior. O setor de serviços responde por 80% dos empregos do país, com o restante na engenharia, manufatura e agricultura.
3. Islândia
Famosa por suas paisagens naturais de tirar o fôlego e pela aurora boreal, a Islândia tem muito mais a oferecer quando se trata de padrões de vida impressionantes. É por isso que continua em primeiro lugar como o país mais seguro do mundo – um título que a nação nórdica detém há 13 anos consecutivos.
As pessoas na Islândia têm uma expectativa de vida alta, vivendo em média 82,7 anos, enquanto que o Brasil tem uma expectativa de 76 anos e 81 para Portugal.
Os padrões de vida de classe mundial da Islândia são reforçados com uma população relativamente pequena de pouco mais de 366000. A capital do país, Reykjavík, também é sua maior cidade, com mais de dois terços da população se estabelecendo lá ou no sudoeste dos arredores área do país.
Os cidadãos islandeses são geralmente vistos como amigáveis e, ao contrário de outras partes do mundo, há pouca tensão entre as classes sociais e econômicas. A igualdade também é um ponto forte importante com a inclusão do casamento legal de pessoas do mesmo sexo, adoções por pessoas do mesmo sexo, liberdade religiosa e remuneração igual para homens e mulheres. Uma desvantagem, porém, é o alto custo.
De acordo com os dados mais recentes de Numbeo, a Islândia é o quarto país mais caro para se viver, atrás de Bermudas, Suíça e Noruega. Moradias e aluguel acessíveis também foram citados como um problema devido à baixa oferta.
Estas são as Estimativas aproximadas do custo de vida para uma única pessoa:
Habitação, incluindo serviços públicos: normalmente 100.000 Króna por mês, o que equivale a 4000 reais
Alimentação e despesas diárias: 50.000 Króna por mês, equivalendo a 2000 reais.
Transporte público local: 6.000 Króna por mês, maisomenos 260 reais.
Atividades de lazer: 30.000 Króna por mês, equivalendo a 1300 reais. Note que estes valores são de uma pessoa que queira viver sozinho e ter uma vida relativamente frugal…
4. Canada
Não é nenhuma surpresa ver o Canadá entre os países mais seguros do mundo. Continua a ser classificado como um dos países mais pacíficos do mundo, ficando em sexto lugar no ‘Índice de Paz Global’. Aqui está o porquê.
O Canadá tem uma alta classificação em desempenho educacional. Mais da metade de seus residentes se formou na faculdade.
Para uma nação tão grande, o Canadá tem apenas 35 milhões de cidadãos, e eles são alguns dos mais bem cuidados do mundo. A saúde do Canadá é o que se destaca dos demais. A educação e as oportunidades no país também são impressionantemente fortes.
O seguro saúde e o aluguel são menores, mas os bens de consumo, como alimentos básicos e combustível, podem custar mais devido ao dólar canadense mais fraco. O país é perfeito para aqueles que classificam um governo socialmente progressista ao lado de uma geografia cênica pronta para esquiar, velejar ou aventuras ao ar livre.
Veja também Países seguros onde Brasileiros podem viver com tranquilidade
A taxa de criminalidade no Canadá é de cerca de um terço dos EUA, com a maioria dos canadenses se sentindo segura em seu país. Embora os últimos três anos tenham visto um aumento na criminalidade, Numbeo ainda considera seus níveis de criminalidade entre baixos e moderados.
O Canadá possui uma economia mista altamente diversificada e desenvolvida, com grande parte dela impulsionada pelo setor de serviços, que emprega três quartos dos canadenses. Algumas de suas principais indústrias incluem imóveis e propriedades, manufatura, mineração, petróleo e gás, finanças e construção.
Os custos mensais estimados para famílias com quatro pessoas são 4.042,83C $ ou (18000 reais) sem aluguel.
Os custos mensais estimados para uma única pessoa são 1,127.81C$ equivalendo a 5000 reais sem aluguel.
O custo de vida no Canadá é, em média, 44% superior ao de Portugal.
5. Suíça
Há muito mais na Suíça do que apenas um bom chocolate e pitorescas montanhas cobertas de neve. O país é um centro para expatriados de todo o mundo e sua localização na Europa central o torna ideal como uma base para explorar os países vizinhos enquanto vive em um dos 10 países mais seguros do mundo. É um dos países mais ricos do mundo e é conhecido há séculos por sua neutralidade.
A Suíça é sem dúvida um dos países com melhores condições e qualidade de vida.
A Suíça tem uma alta classificação em saúde geral. Em média, as pessoas vivem até os 83 anos e têm um risco relativamente baixo de contrair doenças como malária, HIV e tuberculose.
Existem prós e contras em morar na Suíça. Os aspectos positivos incluem a facilidade de encontrar uma comunidade para se encaixar, assistência médica universal, proximidade com outros países europeus e um cenário de recreação ao ar livre movimentado, incluindo algumas das melhores condições de esqui do mundo. Educação e facilidade para abrir um negócio também são simples, mesmo para expatriados; qualquer estrangeiro pode abrir um negócio se atender a certas condições, incluindo o estabelecimento de um escritório local e a contratação de um diretor suíço. Algumas das desvantagens incluem uma leve inclinação para os estrangeiros e o custo de vida muito alto, que rivaliza com Nova York e Londres.
É irônico que a Suíça se classifique entre os países mais seguros do mundo, mas também é conhecida por sua significativa indústria de exportação de armas. No entanto, Numbeo classifica o crime na Suíça como de baixo a muito baixo. A cidade mais segura começa em Lausanne, seguida por Genebra, Basileia, Berna e Zurique.
Os custos mensais estimados para famílias com quatro membros são de 5.286,69 Francos o que equivale a 33000 reais, Sem renda.
Os custos mensais estimados para uma única pessoa são 1.433,69 francos ou 9000 reais, Sem renda.
O custo de vida na Suíça é, em média, 156,83% superior ao de Portugal.
Aluguel médio mensal de apartamento de um quarto 2.000 francos ou 12000 reais…
E por estares connosco até aqui, eis o bônus: já ouviste falar da eslovênia? Acredito que não, pois a eslovênia também é um país conhecido por suas dramáticas paisagens montanhosas, belos lagos e castelos do século 11, mas há mais nesta nação europeia do que apenas paisagens de tirar o fôlego. Como um país europeu desenvolvido, ele se beneficia de uma economia avançada de alta renda, o que o coloca no topo do Índice de Desenvolvimento Humano. também é produzido muito vinho localmente.
A culinária eslovena é diversificada e reforçada com produtos frescos entregues pelas fazendas locais do país. Vinho e cerveja de qualidade também são produzidos localmente.
Para mim tirando o frio que muitos desses países possui, viveria sem problemas algum, o que importa é a qualidade de vida.