No cenário diversificado do Paquistão, os costumes e tradições têm profundas raízes que moldam a sociedade. Desde estruturas familiares patriarcais até trajes distintos, uma rica tapeçaria de costumes define a identidade do homem paquistanês.
Estrutura Familiar e Papéis de Gênero:
Assim como em muitas sociedades agrárias, a organização familiar no Paquistão é fortemente patriarcal. Grandes famílias estendidas frequentemente compartilham a mesma casa ou complexo familiar.
O homem mais velho, seja ele pai, avô ou tio paterno, é o líder da família e toma todas as decisões significativas relacionadas à família e seus membros.
Historicamente, o papel da mulher na sociedade era secundário ao dos homens, limitando-se às tarefas domésticas e ao papel de esposa e mãe. No entanto, em regiões como o Punjab, a colheita de algodão é exclusivamente realizada por mulheres, e elas podem usar o dinheiro assim ganho para seus próprios propósitos.
Em famílias abastadas de agricultores e proprietários de terras, assim como em famílias urbanas de classe média, a prática de manter as mulheres em reclusão (purdah) ainda é comum.
Quando as mulheres saem de casa, geralmente cobrem a cabeça. Entre os pobres rurais, as mulheres têm responsabilidades tanto na fazenda quanto na casa e geralmente não observam o purdah.
Nos segmentos mais abastados da sociedade paquistanesa, a educação ocidental e os modos de vida eliminaram o purdah. No entanto, mesmo entre esse grupo, as atitudes em relação às mulheres na sociedade e na família frequentemente são vistas por estrangeiros como antiquadas.
A mudança ocorreu mais rapidamente entre o grupo de classe média urbana, inspirada pelo aumento do acesso ao Ocidente, bem como pela entrada das mulheres na força de trabalho e no serviço governamental.
Um número crescente de mulheres de classe média parou de observar o purdah, e a educação das mulheres foi incentivada.
Algumas mulheres se destacaram nas profissões; algumas das principais políticas, jornalistas e professoras do Paquistão foram mulheres, e uma mulher já ocupou o cargo de primeira-ministra e presidente do parlamento.
Casamento Tradicionais:
A endogamia é amplamente praticada, frequentemente a um grau que seria considerado inapropriado na sociedade ocidental.
O casamento preferido para um homem dentro de muitas comunidades paquistanesas é com a filha do irmão de seu pai, e entre muitos outros grupos, os casamentos são invariavelmente dentro da baradari.
Os anciãos da linhagem constituem um conselho que julga disputas dentro da linhagem e age em nome dela perante o mundo exterior, por exemplo, determinando alianças políticas.
No Paquistão contemporâneo, a questão da distinção de classe com base em padrões históricos de interação social tem sido obscurecida pela tendência de fingir que se tem ancestralidade nobre. No entanto, independentemente da autenticidade questionável de uma reivindicação a um título específico, a classificação do status social persiste.
Trajes Tradicionais:
Os estilos de vestimenta paquistaneses são semelhantes em muitos aspectos aos encontrados na Índia.
A combinação shalwar-kamiz – uma camisa comprida até o joelho (kamiz, camise) sobre calças folgadas (shalwar) – é a forma tradicional mais comum de traje. Como uma peça de sobreveste mais formal, os homens usam um casaco até o joelho conhecido como sherwani; as mulheres frequentemente usam um xale leve chamado dupatta.
Entre as comunidades muçulmanas conservadoras, as mulheres às vezes usam o burqa, uma peça de vestuário comprida que pode ou não cobrir o rosto.
Celebrações e Artes do Paquistão:
Os paquistaneses muçulmanos celebram os dois principais feriados islâmicos, o Eid al-Fitr (que marca o final do Ramadã) e o Eid al-Adha (que marca o final do hajj), além do aniversário do Profeta Muhammad. O aniversário de Mohammed Ali Jinnah (25 de dezembro) é um feriado celebrado.
O Dia da Independência é em 14 de agosto, e o Dia do Paquistão é em 23 de março (celebrando a Resolução de Lahore [Paquistão] de 1940). Existem diversos outros feriados importantes e menores.
Danças, Música e Cinema:
Danças folclóricas tradicionais populares incluem o bhangra (uma dança explosiva desenvolvida no Punjab) e os passos do khatak.
O khatak é uma dança marcial dos pashtuns tribais que envolve mímica enérgica dos feitos dos guerreiros.
Existem várias danças tradicionais associadas às mulheres; essas incluem uma música e dança humorística chamada giddha, uma dança giratória realizada por meninas e jovens mulheres chamada kikli e uma forma em que os dançarinos estalam os dedos e batem palmas enquanto saltam em círculo.
O luddi é uma dança punjabi geralmente realizada por homens, tipicamente para celebrar uma vitória – antes, a vitória em um conflito militar, mas agora em uma competição esportiva.
A música faz parte da cultura paquistanesa há muito tempo, sendo fortemente influenciada pela tradição indiana do norte da música hindustani. Estilos tradicionais e locais são abundantes.
Sugestão: Como é namorar um Paquistanês
O ghazal, um tipo de poema romântico, frequentemente é musicado. Cantores de ghazal como Mehdi Hassan e Ghulam Ali conquistaram um amplo seguimento em casa e no exterior.
O teatro tradicional punjabi geralmente era um local para artistas de rua de classe baixa e tendia a ser do tipo cômico e pastelão. No entanto, o teatro comercial no norte da Índia e do Paquistão não apareceu até meados do século XIX, principalmente na língua urdu e entre a comunidade parsis.
Muitos filmes são produzidos a cada ano, principalmente nas línguas punjabi e urdu, e os paquistaneses desenvolveram uma devoção aos filmes produzidos na Índia, apesar das diferenças políticas entre os dois países.
Etiqueta Básica de Costumes do Homem Paquistanês:
Nos Costumes do Homem Paquistanês, a etiqueta é uma parte fundamental da interação social. Aqui estão algumas dicas importantes sobre como se comportar adequadamente:
- Elogios e Vestuário: As pessoas costumam elogiar regularmente as roupas, cabelos ou itens pessoais dos outros. Use roupas apropriadas para ocasiões específicas, esquecer isso é considerado desrespeitoso. Vista-se de maneira modesta, evitando realçar demais a figura. Evite rir alto em público, pois é considerado rude.
- Saudações e Postura: Levante-se para cumprimentar alguém quando ele entrar em um cômodo. É considerado rude sentar-se com as pernas esticadas. Se um paquistanês oferecer para pagar sua comida ou compras, não aceite imediatamente. Eles costumam fazer essa oferta por educação, e espera-se que a outra pessoa insista em pagar.
- Perguntas Pessoais: É comum as pessoas fazerem perguntas pessoais para entender a origem e o status de um estranho. Por exemplo, você pode ser questionado sobre onde mora ou qual é a ocupação de seus pais.
- Pontualidade: Em geral, os paquistaneses não são muito pontuais e tendem a se atrasar. No entanto, há exceções a isso. Por exemplo, famílias militares tendem a ser muito pontuais.
Como são feitas as Visitas: Costumes do Homem Paquistanês
- Hospitalidade: A hospitalidade é um aspecto forte da cultura paquistanesa. Não é incomum ser convidado para a casa de um paquistanês sem muito conhecimento prévio.
- Chegada e Presentes: Ao visitar a casa de uma família militar, a chegada deve ser pontual. Em geral, porém, os paquistaneses não são particularmente rigorosos com o horário. Chegar a um evento substancialmente depois do horário de início é aceitável, embora isso dependa do contexto.
- Presentes: É educado trazer um pequeno presente, como chocolate, doces ou flores, para expressar gratidão pelo convite.
- Calçados e Elogios: Ofereça-se para tirar os sapatos na entrada. É importante elogiar a casa do anfitrião.
- Crianças e Interação: Ao visitar uma casa com crianças, faça um esforço para interagir com elas, não importa o quão jovens elas sejam. Não fazer isso demonstra desinteresse pelo anfitrião e é considerado comportamento arrogante.
- Eventos Sociais e Alimentação: Em eventos sociais organizados por famílias conservadoras, homens e mulheres socializarão e comerão separadamente. As crianças geralmente brincarão umas com as outras; no entanto, algumas podem escolher ficar com as mães. A comida é geralmente servida em uma área comum como um buffet. Homens e mulheres se servirão separadamente – cabe ao anfitrião ditar se os homens ou mulheres podem se servir primeiro. Os mais velhos sempre serão oferecidos a comida primeiro dentro de seus respectivos gêneros.
- Conversas Políticas: Evite discutir política ao ser convidado inicialmente para uma casa, a menos que seja iniciado pelo anfitrião.
- Equipe Doméstica: Ao ficar na casa de alguém, certifique-se de dar gorjeta à equipe ao partir e agradeça por qualquer comida que tenham preparado.
Questões Alimentares:
- Aceitação de Refrescos: É educado aceitar com gratidão chá e refrescos servidos em situações sociais.
- Comportamento à Mesa: As pessoas esperam que os mais velhos se sentem e comecem a comer antes de iniciar a refeição. Frequentemente, os paquistaneses usarão as mãos para comer em vez de talheres. No entanto, é considerado má etiqueta passar, servir ou levar comida à boca com a mão esquerda. A mão esquerda deve ser usada para segurar o prato ou ajudar a mão direita a servir comida.
- Oferecimento de Alimentos: Os paquistaneses costumam oferecer segundas porções de comida aos convidados. É aceitável recusar, embora o anfitrião possa insistir. Pode ser mais fácil e educado aceitar graciosamente.
- Recusando Ofertas: Se oferecerem comida ou algo que você não gosta, você pode colocar a mão no coração e baixar a cabeça para recusar a oferta.
- Dividindo Contas: Se comer fora, geralmente uma pessoa paga as refeições de todos. Pagar individualmente em um passeio geralmente é feito apenas entre amigos íntimos. Em vez de oferecer para reembolsar alguém por uma refeição, é melhor retribuir comprando um presente ou pagando na próxima vez.
Como Presentear na cultura Paquistanesa:
- Oferecer e Receber Presentes: Os presentes devem ser oferecidos e recebidos com as duas mãos ou apenas com a mão direita.
- Casa Muçulmana: Se a casa for muçulmana, não leve álcool e certifique-se de que todos os produtos comestíveis estejam preparados de acordo com os padrões halal.
- Presentes para Mulheres: Em configurações mais conservadoras, não é apropriado para homens oferecerem presentes a mulheres. Portanto, eles devem transmitir que o presente está sendo oferecido em nome de uma membra da família feminina. Por exemplo, “minha esposa me deu isso para você”.
E aí nos conte, adoras os Costumes do Homem Paquistanês?