Durante séculos, os mexicanos inspiraram os visitantes com sua cultura vibrante e maneiras amigáveis. De saudações sinceras e uma grande variedade de tradições antigas à música enérgica e cozinha de renome mundial, os mexicanos têm um talento especial para criar momentos extraordinários e memórias inacreditáveis.
Durante as férias no México, não fica claro por que tantos se apaixonam pelo espírito da nação latina, mas existem muitas coisas que a maioria dos visitantes não sabe sobre as origens e a cultura do México.
Você sabia que o nome verdadeiro do México não é México? Fique ligado para saber.
A vibrante cultura do México está repleta de história incrível e histórias inspiradoras.
Neste artigo iremos dar uma volta a cidade do México e descobrir alguns factos muito interessantes. Acredite, irás ficar surpreso.
Estes são os 10 fatos sobre o México:
10. Sem o México não haveria pizza
A colonização do Novo Mundo pelos espanhóis introduziu muitos produtos no resto do mundo. Entre essas contribuições incríveis para a gastronomia global estão tomates, amendoins, abacates, milho, baunilha e pimenta. Imagine muitos dos nossos pratos favoritos sem esses ingredientes!
9. 68 línguas indígenas são faladas no México
A lei mexicana reconhece 68 línguas indígenas oficiais no país, embora o espanhol seja o idioma usado para a maioria dos negócios comerciais e governamentais. Dentre essas 68 línguas que também existem dezenas de variações e o número de dialetos indígenas falados no México, provavelmente chegam a cerca de 200.
Muitas dessas línguas estão em perigo de extinção, sobrevivendo apenas entre pequenas comunidades e muitas vezes faladas apenas pelos mais velhos.
8. Música para seus ouvidos
Não seriam verdadeiras férias mexicanas sem as batidas enérgicas de uma banda Mariachi para fazer uma serenata para suas noites. Os belos sons e o entretenimento animado são parte integrante da cultura mexicana e são considerados parte do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade de acordo com a UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
7. A TV em cores foi inventada no México
Acredito que estás surpreso, Sem o México, o mundo seria muito mais preto e branco por muito tempo. Guillermo González Camarena foi o inventor que criou o adaptador cromoscópico para equipamento de televisão, um dos primeiros sistemas de transmissão de TV em cores.
O engraçado é que ele tinha apenas 17 anos e fez isso durante a segunda guerra mundial! Sua primeira transmissão oficial em cores foi da Cidade do México em 1946.
6. México é o lar das maiores pirâmides antigas do mundo
Pirâmides do México
Ao ponderar sobre as pirâmides do mundo, a maioria das pessoas pensa imediatamente no Egito devido às enormes pirâmides de Gizé. No entanto, o México é o lar de várias ruínas antigas, incluindo duas das maiores pirâmides do mundo; o Castelo Kukulkan em Chichen Itza (Pirâmide de Quetzalcoatl) e a Pirâmide do Sol em Teotihuacán, ambos perto da Cidade do México.
A maior pirâmide do mundo é a Grande Pirâmide de Cholula, no México. É também o maior monumento já construído no mundo, não as pirâmides de Gizé.
5. A Cidade do México está afundando todos os anos
A Cidade do México tem a altitude mais alta e é a cidade mais antiga da América do Norte. Mas não só isso. também foi construído sobre as ruínas de uma grande cidade asteca de Tenochtitlán em um lago.
No entanto, ao contrário dos astecas que criaram sistemas intrincados de diques e canais para controle de enchentes, os espanhóis insistiram em drenar o leito assim que experimentassem o trabalho necessário para manter sua existência aquosa.
Como resultado, a Cidade do México está afundando a uma taxa de 15 a 20 centímetros por ano, à medida que as bombas retiram água para a crescente população da cidade.
4. México tem o menor vulcão do mundo
O México está no meio do “Círculo de Fogo”, também chamado de Cinturão Circum-Pacífico. É onde ocorrem quase 90% dos terremotos mundiais e cerca de 81% das erupções vulcânicas do planeta.
É o único lugar no mundo onde um coelho raro chamado coelho vulcão que vive perto de vulcões.
O México também abriga o menor vulcão do mundo – Cuexcomate. Este vulcão fica nos arredores da cidade de Puebla e tem uns lindos 13 metros de altura, quase uma pequena colina.
3. A primeira impressora da América do Norte foi usada na Cidade do México
O mexicano Juan Pablo usou a primeira impressora da América do Norte em 1539 e criou 35 livros com ela desde aquele ano até o ano de sua morte em 1560.
Sua oficina original foi convertida em um museu e ainda pode ser visitada no Centro Histórico da Cidade do México. A imprensa foi divulgada pelo espanhol Juan de Zumárraga em 1539 e originalmente imprimiu materiais para a igreja colonial e a vice-realeza.
2. O México tem vagões exclusivos para mulheres no metrô e ônibus
Apesar do estereótipo de que as mulheres mexicanas são constantemente abusadas, as mulheres no México são, na verdade, bastante privilegiadas. Na Cidade do México, há ônibus só para mulheres e seções especiais para mulheres no metrô.
Talvez para algumas pessoas isso não pareça um privilégio, mas deixe-me dar o exemplo da Turquia, onde mulheres no transporte público são constantemente abusadas e ninguém está tentando protegê-las de forma alguma.
O governo turco nem mesmo considerou a criação de uma seção especial somente para mulheres. Além disso, os mexicanos são muito gentis, o que significa que sempre abrem a porta para as mulheres, buscam a namorada para o jantar e costumam pagar tudo.
Ironicamente, de acordo com uma pesquisa realizada na Cidade do México em 2013, muitas mulheres preferem usar a seção geral do metrô em vez das mulheres – apenas uma, porque os homens gentilmente dão a elas um assento enquanto outras mulheres não.
1. Um inventor mexicano criou o primeiro controle de natalidade do mundo
Luis Ernesto Miramontes Cardenas, um químico mexicano de 25 anos, inventou o composto químico.
Ele realizou a primeira síntese de noretisterona, que viria a constituir o principal componente das primeiras pílulas anticoncepcionais em 1951.
Isso mesmo. Luis Ernesto Miramontes Cardenas, um químico mexicano de 25 anos inventou o composto químico – que se tornaria as primeiras pílulas anticoncepcionais – em 1951. Miramontes, junto com outros cientistas, fez a primeira síntese de noretisterona, que viria a produzir o principal componente das primeiras pílulas anticoncepcionais.
Obrigado por estares connosco até aqui, eis o seu bônus:
Você sabia que o nome verdadeiro do México não é México?
O nome verdadeiro do México é Estados Unidos do México (Estados Unidos Mexicanos). O país está dividido em 31 estados, mais o Distrito Federal.
Cada estado tem suas próprias leis, regulamentos e polícia, semelhantes aos dos Estados Unidos da América. Quando está em um estado diferente daquele em que você mora, o telefone está praticamente sempre em roaming.
Gostarias de visitar o México?