Imagina uma cidade na Índia onde seus cidadãos falam português? Pois é, esta cidade chama-se Goa: a cidade indiana que fala portugês…
A Índia, oficialmente a República da Índia, é um país do Sul da Ásia. É o sétimo maior país em área, o segundo país mais populoso. Delimitado pelo Oceano Índico no sul, o Mar da Arábia no sudoeste e a Baía de Bengala no sudeste, compartilha fronteiras terrestres com o Paquistão a oeste; Tem como língua oficial o Hindi e o inglês, mas existe tres cidades na India que foram colonizados pelos Portugueses, como Goa, Damão e Diu que fizeram parte do império ultramarino português desde o século 16 até o começo da década de 1960, sendo as últimas possessões de um país europeu na Índia.
A Índia é um país que possui uma cultura muito diversa, possui muitas regiões com diferentes idiomas e tradições.
A população indiana é de quase 1,2 bilhão de pessoas. A Índia é um país com muito para ver e fazer.
Goa é a única cidade oficialmente designada de língua portuguesa na Índia e uma das poucas colônias europeias remanescentes na Ásia.
Esta cidade, que já foi conhecida como a “Pérola do Oriente”, tem uma rica história com suas fortes raízes católicas, forte cultura e bela arquitetura. A língua portuguesa foi introduzida nesta área geográfica por Vasco da Gama.
Pessoas de toda a Índia vêm para esta pequena cidade em férias ou para fins comerciais. São muitos os turistas que visitam aqui todos os anos porque estão interessados em experimentar uma mistura da cultura europeia com a herança indiana.
Goa é um estado da Índia. Situa-se entre Maharashtra a norte e Karnataka a leste e sul, na costa do Mar da Arábia, a cerca de 400 km a sul de Bombaim. É o menor dos estados indianos em território e quarto menor em população, e o mais rico em PIB per capita da Índia.
A sua língua oficial é o concani, mas ainda existem pessoas neste estado que falam português, devido ao domínio de Portugal na região por mais de 400 anos. As suas principais cidades são Vasco da Gama, Pangim, Margão e Mapuçá. Goa, a partir de 1510, foi a capital do Estado Português da Índia.
Na década de 1960 existiram vários movimentos de libertação, e um dos mais marcantes foi feito pelo exército indiano em 1961, a maioria das nações reconheceram a ação da Índia, mas Portugal apenas reconheceu a anexação do Estado Português da Índia em 1974.
As suas igrejas e conventos encontram-se classificadas como Património da Humanidade pela UNESCO.
Os portugueses foram atraídos para a Índia devido à sua riqueza, que puderam extrair através da ‘descoberta’ e colonização de rotas comerciais.
Os portugueses também foram atraídos para a Índia por suas especiarias, que incluíam canela, pimenta e cravo.
Goa foi cobiçada por ser o melhor porto comercial da região. E foi um dos reinados Portugues que muitas das vezes foi elogiado pelo governo Portugues devido as suas lindas paisagens, praias, e cultura.
A história da língua portuguesa começou em Goa devido ao domínio português na região que perdurou por mais de 450 anos.
Durante o Estado Português da Índia, quer na administração, quer no sistema de ensino, era usada exclusivamente a língua portuguesa, além dos meios oficiais governamentais também era utilizada por missionários em suas missões, embora o português coexistindo, no dia a dia, com outras línguas.
Porém, depois da anexação do território à Índia após ser tomado pelo exército indiano em 1961, houve, de fato, um impasse muito complicado paro o idioma: o português deixou de ser a língua oficial, não sendo mais obrigatória e praticamente só com o reatamento das relações diplomáticas entre Portugal e a Índia, em 1974, nomeadamente com a instalação de instituições portuguesas como o consulado, o Instituto Camões e a Fundação Oriente, é que se verificou um reacendimento da procura pelo português.
Hoje o portugues é ensinada nas escolas como uma disciplina opcional.
A longa presença do idioma nesse estado indiano, além de um pequeno número de falantes, deixou outras heranças como, por exemplo, os nomes das ruas, o nome da mais importante cidade goesa — Vasco da Gama — e, os sobrenomes das famílias, como Mascarenhas e Souza, que é bastante comum nesse território.
Goa, estando na zona tropical e na costa do Mar Arábico, tem um clima quente e húmido em quase todo o ano. O que realmente atrai muitos turistas de diversas parte do mundo. O mês de maio é o mais quente, com temperaturas de aproximadamente 35 °C, aliadas a altas humidades. Goa é um dos destinos turísticos mais populares da Índia.
Goa é uma das zonas mais visitadas da Índia, com as suas paisagens naturais, gente simpática e toda a comida excelente que se possa desejar!
e Goa oferece algumas das melhores praias do planeta. Se gostas de praias, pense em Goa como seu próximo destino e Goa tem frutos do mar incríveis.
Razões para visitar Goa, na Índia
Goa é um paraíso com uma abundância de belezas naturais, praias de tirar o fôlego e uma rica cultura. Se você está pensando em reservar suas próximas férias, você pode querer considerar Goa.
Aqui estão alguns motivos pelos quais você deve visitar Goa:
- É o lugar perfeito para pessoas que amam o ar livre. Existem muitos festivais e eventos acontecendo durante todo o ano.
- Além das praias, também existem cursos de cordas, parques aquáticos, karting, aluguel de bicicletas etc.
- Existem muitas igrejas que valem a pena visitar se você estiver interessado em arquitetura ou história religiosa.
- O cenário gastronômico em Goa oferece uma variedade de sabores de toda a Índia, desde a culinária tradicional Konkani até lanches como Vada Pav e Mysore Masala Dosa.
Gostarias de visitar Goa a cidade indiana que fala português? Nos diz nos comentários.