Você já parou para pensar em como estão as coisas no seu relacionamento? Às vezes, nos perdemos na rotina e esquecemos de refletir sobre o que realmente importa. As dúvidas no relacionamento podem surgir e isso é completamente normal. Afinal, estamos aqui para te ajudar. Abaixo, reunimos 15 perguntas que vão te ajudar a entender se o seu relacionamento tem tudo para dar certo ou se está na hora de repensar algumas coisas.
Dúvidas no relacionamento
É normal se sentir um pouco perdido, afinal, um relacionamento não vem com um manual de instruções. Dúvidas no relacionamento surgem, mas aqui vão algumas perguntas que você pode fazer para si mesmo para entender melhor como estão as coisas:
- Vocês se respeitam? Por exemplo, seu parceiro escuta suas opiniões e as considera?
- Vocês têm interesses em comum? Como, por exemplo, gostam de assistir aos mesmos filmes ou jogar os mesmos jogos?
- Vocês se apoiam nas decisões um do outro? Quando você quis entrar para o time de futebol, seu parceiro te apoiou?
- Você confia no seu parceiro? Você se sente seguro em compartilhar seus pensamentos e sentimentos?
- Vocês se comunicam bem? Quando algo te incomoda, você se sente confortável para falar sobre isso?
É normal ter dúvidas sobre o amor?
Sim, é completamente normal! O amor não é uma ciência exata, então é natural ter algumas dúvidas no relacionamento. O importante é sempre buscar respostas e se comunicar com o seu parceiro.
- Você se sente amado(a)? Seu parceiro faz questão de demonstrar o amor que sente por você?
- Vocês demonstram amor um pelo outro de maneira saudável? Existe carinho, afeto e respeito mútuo?
- O amor que vocês sentem um pelo outro está crescendo ou diminuindo? Com o passar do tempo, você se sente mais apaixonado?
Que perguntas fazer ao namorado?
Às vezes, podemos nos sentir desconfortáveis para fazer perguntas ao nosso parceiro, mas lembre-se que a comunicação é a chave para um relacionamento saudável e para diminuir as dúvidas no relacionamento.
- Você está feliz no nosso relacionamento? Como você se sente sobre nós?
- Existe algo que você gostaria que fosse diferente entre nós? Como podemos melhorar nosso relacionamento?
- O que você mais gosta em nosso relacionamento? Qual é a coisa que te faz mais feliz quando estamos juntos?
Como saber se estou numa boa relação?
Uma boa relação é aquela onde você se sente seguro, respeitado e amado. Veja algumas perguntas que podem te ajudar a entender se você está numa boa relação:
- Você se sente seguro no seu relacionamento? Você se sente protegido e cuidado?
- Seu parceiro te respeita e valoriza a sua opinião? Ele escuta quando você fala?
- Você se sente feliz na maior parte do tempo? Você gosta de passar tempo com seu parceiro?
Quais são as regras de um relacionamento?
Cada relacionamento é único e tem suas próprias regras, mas algumas são universais:
- Vocês têm respeito mútuo? Vocês se tratam com carinho e consideração?
- Existe espaço para cada um ter sua individualidade? Vocês respeitam o tempo e o espaço um do outro?
- Vocês conseguem resolver conflitos de maneira saudável? Quando surgem problemas, vocês conseguem discutir de maneira tranquila e respeitosa?
Lembre-se, não há respostas certas ou erradas para essas perguntas. Elas servem como um guia para você entender melhor o seu relacionamento e resolver as dúvidas no relacionamento. E lembre-se sempre: um bom relacionamento é construído com respeito, comunicação e amor. Se você tiver esses elementos, estará no caminho certo.
Lê também: Fatos surpreendentes sobre homens Franceses
O que fazer se você descobrir que seu relacionamento não tem futuro, e o que fazer se você descobrir que está tudo bem
Descobrir que seu relacionamento pode não ter futuro pode ser difícil, mas também é uma oportunidade para o crescimento pessoal e para a busca de felicidade. Por outro lado, se você perceber que está tudo bem, é importante manter e fortalecer a relação. Aqui estão algumas dicas sobre como lidar com ambas as situações.
Dúvidas no Relacionamento: Se o seu relacionamento não tem futuro
Às vezes, apesar de todo o esforço, carinho e tempo investidos, o relacionamento simplesmente não funciona. Aqui estão algumas etapas a seguir se você achar que seu relacionamento não tem futuro:
- Reflita: antes de tomar qualquer decisão, reserve um tempo para pensar sobre a situação. Lembre-se dos momentos bons e ruins e avalie se os problemas que vocês enfrentam podem ser resolvidos.
- Converse: se você chegou à conclusão de que o relacionamento não tem futuro, é importante conversar com seu parceiro. Expressar seus sentimentos pode ser difícil, mas é a coisa mais respeitosa a fazer. Por exemplo, diga: “Eu estive pensando sobre nós e acho que não estamos caminhando na mesma direção”.
- Aceite: se a decisão é de terminar, é preciso aceitar que pode haver dor e tristeza envolvidas. Isso é normal e faz parte do processo de cura.
- Procure apoio: fale com amigos e familiares sobre seus sentimentos. Eles podem oferecer conselhos e conforto. Não se sinta sozinho neste processo.
- Cuide de si mesmo: é importante não se esquecer de cuidar de si mesmo. Pratique atividades que você gosta, como jogar futebol com os amigos, ler um bom livro ou tocar seu instrumento musical preferido.
Se você descobrir que está tudo bem
Por outro lado, se você perceber que seu relacionamento está saudável e tem um futuro brilhante, aqui estão algumas maneiras de mantê-lo assim:
- Comemore: se você e seu parceiro estão se dando bem, isso é algo a ser comemorado! Faça algo especial juntos para marcar o momento, como um passeio em um parque ou uma maratona de seus filmes favoritos.
- Continue se comunicando: a comunicação é a base de todo relacionamento saudável. Continue compartilhando seus sentimentos e pensamentos um com o outro. Por exemplo, você pode dizer: “Eu realmente aprecio como você me apoia e me respeita”.
- Mantenha a paixão viva: mesmo em um relacionamento saudável, a rotina pode levar ao tédio. Procure maneiras de manter a paixão viva, como planejar encontros surpresa ou experimentar novas atividades juntos.
- Estabeleça metas juntos: para manter um relacionamento saudável, é importante ter objetivos em comum. Isso pode ser algo pequeno, como aprender a cozinhar uma nova receita juntos, ou algo maior, como planejar uma viagem.
- Mostre gratidão: agradeça regularmente ao seu parceiro. Um simples “obrigado” ou “aprecio o que você faz por mim” pode fazer uma grande diferença.
Lembrar que cada relacionamento é único e que todos passam por altos e baixos é importante. O mais importante é ser honesto consigo mesmo e com o seu parceiro. Independentemente do futuro do relacionamento, lembre-se que você é uma pessoa completa e capaz de encontrar a felicidade.